fbpx
16 iniciativas de Tecnologia da Informação voltadas para mulheres
Voiced by Amazon Polly

A área de Tecnologia da Informação ainda é majoritariamente masculina. Com isso em mente, neste Dia das Mulheres, a Kendoo reuniu 16 iniciativas que buscam incentivar a participação feminina na área.

Anitas

O Anitas é uma iniciativa que organiza palestras, workshops e cursos, com o objetivo de incluir as mulheres nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.

Code Girl

Surgiu como uma ação para dialogar sobre as razões pelas quais a participação feminina em TI no Brasil é tão pequena. O evento consiste em palestras motivacionais, onde mulheres que trabalham e empreendem na área falam sobre desafios e superações.

Cloud Girls

Esse projeto tem como objetivo criar um espaço para discussão de temas relacionados à Computação em Nuvem, em que não exista a pressão ou o constrangimento comuns a ambientes predominantemente masculinos no que diz respeito ao posicionamento das mulheres. Assim, o Cloud Girls encoraja a participação feminina através de meetups, com mesa e público compostos por mulheres.

Django Girls

Django Girls é uma organização sem fins lucrativos e uma comunidade que visa empoderar e ajudar mulheres do mundo todo a organizar workshops de programação de um dia, fornecendo ferramentas, recursos e apoio. Graças à contribuição de suas centenas de voluntários, o Django Girls tem tornado a tecnologia mais acessível e em cada um de seus eventos, dezenas de mulheres constroem suas primeiras aplicações web usando HTML, CSS, Python e Django. É possível verificar as cidades onde acontecem os eventos nessa página.

Girl Geek Dinners Brazil

É um evento voltado para mulheres que têm interesse ou trabalham com tecnologia. O projeto tem como objetivo o compartilhamento de experiências (técnicas ou não) relacionadas à área. Durante o evento, há uma apresentação/painel e o tempo restante é usado para conversar sobre o que foi apresentado, uma oportunidade para aumentar a sua rede de contatos e divertir-se.

Girls in Tech

É uma iniciativa global sem fins lucrativos focada em promover engajamento, educação e empoderamento de meninas e mulheres apaixonadas por tecnologia. Girls in Tech oferece uma variedade de recursos para os membros alavancarem sua educação e aspirações profissionais. Esses programas incluem Lady Pitch Night, Catalyst Conference, Coding and Design Bootcamp, meetups, entre outros.

InfoPreta

Essa é uma empresa constituída por mulheres negras, LGBTs, Transexuais e Travestis. A empresa é voltada para reparos e serviços tecnológicos.

InpirAda na Computação

É um espaço de comunicação colaborativa para dar voz às mulheres na computação, ciência e tecnologia. Compartilha conteúdo como forma de estimular mulheres para área de computação, promover o acesso ao conhecimento técnico e trazer como resultado a igualdade de oportunidades, uma nova cultura nos ambientes de trabalho e fomentar o interesse feminino para áreas tecnológicas.

Marialab

MariaLab é um hackerspace feminista, um espaço coletivo e aberto, para a criação e troca de conhecimento. É um espaço voltado para mulheres e meninas, que busca ensinar e divulgar ciências e tecnologia.

Meninas em Computação

Tem como objetivo disseminar conhecimento para atrair meninas e jovens mulheres a ingressarem em cursos e carreiras relacionadas com as áreas de Ciências da Computação e Engenharia da Computação.

Minas Programam

Promove um espaço de formação básica em programação para meninas e mulheres que queiram fazer sites, trabalhar com tecnologia, saber mais sobre programação, mas não sabem por onde começar. Além de programação, também é discutido mercado de trabalho, segurança e privacidade, software livre e ativismo.

Mulheres na Computação

Espaço para incentivar, discutir e difundir assuntos relacionados à tecnologia e empreendedorismo sob a ótica de jovens mulheres.

PyLadies

A PyLadies é uma comunidade mundial que foi trazida ao Brasil com o propósito de instigar mais mulheres a entrarem na área tecnológica. No Brasil existem diversos grupos Pyladies, separados por região. Para saber se há um perto de você basta dar uma olhada aqui.

PrograMaria

A PrograMaria tem como objetivo incentivar a participação de mulheres nas áreas de tecnologia da informação e empreendedorismo através da produção de conteúdo como entrevistas, reportagens e infográficos.

Rails Girls

Tem como objetivo fornecer ferramentas e uma comunidade para mulheres entenderem tecnologia e construírem suas ideias. O Rails Girls é uma iniciativa mundial, com eventos que ocorrem em diversos países. No site oficial é possível acompanhar quando e onde acontecerão os próximos.

Ubuntu Women

O Projeto Ubuntu Women foi fundado em 2006 e visa incentivar o envolvimento de mulheres na comunidade através de inspiração e do programa de mentores. O Time Ubuntu Women tem vários projetos com os quais tentam aumentar a visibilidade de mulheres em todas as áreas do Ubuntu.

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]