fbpx
Migração do Website da Folha Dirigida
Voiced by Amazon Polly

Neste artigo, exploraremos o estudo de caso da migração do website da Folha Dirigida para a Amazon Web Services (AWS), visando melhorar a segurança e disponibilidade, oferecendo um melhor serviço aos seus usuários.

Sobre a Folha Dirigida

A Folha Dirigida é o maior site de concursos do Brasil, com aproximadamente 3,5 milhões de internautas fidelizados, além de presença em mais de 32 mil pontos de venda e tiragens média mensal de mais de 2 milhões de exemplares.

Com o crescimento da demanda online da Folha Dirigida, cada vez mais se torna extremamente importante e estratégico a atração do público para o site, oferecendo aos usuários uma boa experiência, com bom desempenho, alta disponibilidade e segurança da informação.

O Desafio

Com um público tão grande e uma enorme quantidade de acessos todos os dias, o site da Folha Dirigida enfrentava alguns problemas de disponibilidade, ficando fora do ar quase todos os dias à 1h, às 11h e às 13h por conta do grande volume de acesso e alta carga de consultas ao banco de dados, que não tinha nenhuma redundância e escalabilidade, até então hospedado na Rackspace.

A indisponibilidade, para a Folha Dirigida, é extremamente crítica, pois a entrega de conteúdo é o ponto principal do seu negócio. Além disso, a migração teria que ser feita sem que o site ficasse indisponível, pois a todo momento surgem notícias novas e é extremamente importante para o negócio que as mesmas sejam divulgadas o mais rápido possível.

A Solução

Visando aumentar a disponibilidade, a Folha Dirigida contratou a Kendoo Solutions para apoiar no processo de migração do site para a Amazon Web Services (AWS), além de planejar uma arquitetura mais eficiente, usufruindo melhor dos recursos que a computação em nuvem oferece.

Arquitetura – Migração de Site da Folha Dirigida

Para o banco de dados suportar tantas leituras, optou-se pela utilização do SGBD Amazon Aurora, banco de dados desenvolvido pela AWS e compatível tanto com o MySQL quanto com o PostgreSQL, com regras de escalabilidade automática (auto scaling) para réplicas de leitura, evitando sobrecarga no banco nos picos de acesso.

A migração ocorreu sem que o site saísse do ar. Durante uma janela de uma hora pré-definida na data da virada de chave para o novo ambiente, novas postagens e comentários foram bloqueados no site. O sistema já estava operacional na AWS e as alterações nos arquivos e no banco de dados foram sincronizadas. Uma vez migrado, o site passou a operar na AWS e foram liberadas novas postagens e comentários. Dessa forma, em todas as ondas de migração, o site ficou no ar o tempo todo. Para isso, antes da migração, tanto as aplicações quanto o processo de migração foram testados para garantir o sucesso.

O Resultado

Com a migração, o site da Folha Dirigida estabilizou e passou a operar com 100% de disponibilidade até o momento. Além disso, a estratégia de utilizar o Amazon Aurora como banco de dados, com réplicas de leitura, melhorou o desempenho e diminuiu o risco da operação. Outro resultado positivo do projeto foi que, mesmo com réplicas de leitura do banco de dados, foi possível alcançar uma redução de custos do sistema.

Depoimento

 

 

Somos o maior portal de concursos públicos do País, e estávamos sangrando quanto à nossa infraestrutura. Nossos acessos vêm crescendo mês a mês, com média de 2 milhões de usuários, e a infra não acompanhava. O site caía, tinha instabilidade, e a solução de hospedagem e gerenciamento não conseguia resolver. Pelo contrário: os custos estavam crescendo de forma desproporcional.

Foi então que resolvemos iniciar um estudo para trocar a solução por uma mais eficiente. Então, por intermédio de um colaborador nosso que participou de um evento, conhecemos a Kendoo. De forma muito transparente, honesta e comprometida, a Kendoo mergulhou em nosso projeto, entendeu profundamente as nossas necessidades e apresentou um projeto de migração para a AWS.

Desde o início de nossa parceria sentimos muita segurança na Kendoo e à medida em que as ações foram tomadas e o projeto evoluía fomos constatando a exponencial melhoria de performance, estabilidade e o melhor – custo reduzido. Hoje podemos afirmar que temos uma infra na AWS confiável, e a Kendoo faz toda a operação pensando na performance mas sem se esquecer dos nossos custos.

 

– Luan Seixas, CMO da Folha Dirigida

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]