fbpx
O que é Big Data
Voiced by Amazon Polly

Big Data é um termo que vem ganhando força nos últimos anos e sendo utilizado em diversos contextos diferentes. Mas você sabe o que Big Data quer dizer e como é aplicado no dia a dia?

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, passamos a produzir um enorme volume de informações, de fontes de dados e estruturas variadas, a uma velocidade cada vez maior. Os sistemas tradicionais têm dificuldade em coletar, armazenar, organizar e analisar essas informações para tomar decisões inteligentes baseadas nelas.

Segundo estudo do IDC, publicado em março de 2016, o crescimento dos dados não estruturados é explosivo, pois são gerados por sensores como logs de acessos em páginas web por exemplo. Estima-se portanto que 95% dos 1.2 zettabytes (1 zettabyte é igual a mais de 1 bilhão de terabytes) dos dados do universo digital não são estruturados. Quanto mais avançamos em tecnologias como a Internet das Coisas, Aplicações Móveis e Sistemas Cognitivos, mais essa curva de crescimento se acentua.

3 Vs de Big Data

O conceito de Big Data oferece novas abordagens e ferramentas para possibilitar o melhor entendimento e tomada de decisão baseada nos dados que a empresa tem acesso, sobretudo aqueles que possuem os 3 V’s:

  • Volume – Cada vez mais, produzimos informações em maior quantidade;
  • Variedade – Com as diversas plataformas e meios de comunicação, as fontes de dados são mais variadas;
  • Velocidade – Com o avanço das tecnologias, a produção de dados é mais veloz e a tomada de decisão mais rápida torna-se cada vez mais importante.

5 Vs de Big Data

Existem autores que consideram 5 V’s, sendo os outros dois:

  • Veracidade – Garantia de que os dados utilizados estão corretos e são válidos;
  • Valor – Garantia de que os dados utilizados agreguem valor para o negócio.

Nos próximos artigos, exploraremos alguns casos de aplicação do Big Data no nosso dia a dia, entendendo o valor que pode ser gerado e como é possível impactar de maneira positiva a nossa realidade.

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]