fbpx
Plataforma de Inscrições dos Alunos Contadores de Histórias
Voiced by Amazon Polly

Neste artigo, exploraremos o estudo de caso da migração do website da Folha Dirigida para a Amazon Web Services (AWS), visando melhorar a segurança e disponibilidade, oferecendo um melhor serviço aos seus usuários.

Sobre os Alunos Contadores de Histórias

Era uma vez… Um grupo de alunos da UFRJ que com jalecos coloridos e sacolas repletas de livros infantis transforma diariamente o ambiente de um hospital.

Esse é o projeto Alunos Contadores de Histórias, um projeto de extensão universitária da UFRJ como foco na humanização no ambiente hospitalar, onde os alunos contam histórias para as crianças do IPPMG/UFRJ. Entrei no projeto no início de 2013, uma das melhores experiências da minha vida, e desde então o projeto não saiu de mim. Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, as idas ao IPPMG e a presença no projeto foram diminuindo ao longo dos anos, mas através da Kendoo Solutions conseguimos firmar uma parceria de longo prazo.

Em 2014 a Agência AMO fez um trabalho lindíssimo criando o site do projeto e aumentou muito a divulgação e interesse dos alunos da universidade em participar, o que deixou o processo de seleção mais crítico. Em 2015, resolvemos apoiar o projeto em diversos aspectos de TI, e um deles foi ajudar a resolver o desafio da inscrição.

O Desafio

Para se ter um pouco de noção da importância do projeto e interesse dos alunos, mais de 1.500 se inscreveram para participar da palestra, que ocorre em um sábado pela manhã no campus do Fundão da UFRJ, para ter a chance de concorrer a uma vaga no projeto. Desses que manifestaram interesse em ir para a palestra, mais de 500 participaram e passaram a concorrer às 70 vagas disponíveis. Esse processo seletivo ocorre a cada 6 meses. Como podemos observar no gráfico abaixo, há um enorme pico de acessos durante o horário das inscrições.

Acessos do Site Alunos Contadores de Histórias
A Solução

Pensando no cenário de custos, se não fosse pela computação em nuvem, seria necessário ter uma infraestrutura para suportar os picos, mesmo que ficasse ociosa durante a maior parte do tempo. Com a nuvem, é possível escalar para atender sempre a demanda com o melhor custo benefício possível.

Gráfito de Inscricoes nos Alunos Contadores de Histórias

Para isso, utilizamos diversos serviços da AWS, como o S3, CloudFront, Route 53, API Gateway, Lambda, DynamoDB e SES. Abaixo temos uma imagem da arquitetura serverless desenvolvida para suportar o alto tráfego com baixo custo.

Arquitetura da Plataforma de Inscrição dos Alunos Contadores de Histórias

 

Interessante é o formato de cobrança dos serviços: no Lambda você paga por função chamada, no DynamoDB pela capacidade de escrita e leitura e pela quantidade de informações no banco e no SES por email enviado. Sendo assim, o custo da inscrição é por usuário inscrito, o que é muito mais econômico do que se ter uma estrutura que não é utilizada 100% do tempo e pagar-se-ia caro por recursos ociosos. Para se ter uma visão dos custos, o AWS Lambda permite 1 milhão de requisições e 400 GB-segundos de processamento gratuitos por mês. O AWS SES custa $0.10 por 1,000 emails enviados. O DynamoDB para o processo de inscrição, permitindo diversas escritas simultâneas, custa menos de $0,50. Já o API Gateway custa aproximadamente $0,05 para todo o processo. Como podemos perceber, a nuvem permite que se faça muito por muito pouco.

O Resultado

Com a solução projetada, a plataforma de inscrição dos Alunos Contadores de Histórias suporta o alto tráfego de usuários no período de inscrição, escalando a infraestrutura para atender a demanda, com um baixo custo. Nos modelos tradicionais, seria necessário comprar um servidor, instalar em um ambiente refrigerado, com eletricidade e acesso à Internet de qualidade e haveria um alto custo de implantação e manutenção para manter o website no ar e realizar os processos de inscrição semestrais. Hoje, com a computação em nuvem, cada processo seletivo tem um custo de aproximadamente US$ 3,00.

Depoimento

Em seu depoimento, a Regina Fonseca, uma das coordenadoras do projeto, disse:

A Kendoo chegou como apoiadora e parceira do Projeto Alunos Contadores de Histórias IPPMG/UFRJ para solucionar o problema de inscrição, que ocorria semestralmente, de centenas de alunos da UFRJ que tentam participar do projeto. O encontro da Kendoo com o projeto viabilizou uma solução permanente para essa dificuldade, e, além disso, se tornou uma parceira amiga que, ao envolver graciosamente toda a sua expertise e equipe, passou a fazer parte deste projeto que investe em humanização, solidariedade, crianças, livros e, principalmente, muitas histórias contadas e recontadas que fazem a alegria das crianças atendidas nos diversos setores do IPPMG/UFRJ. Obrigada, Kendoo. Você, com certeza, faz parte da nossa história.

– Regina Fonseca, Coordenadora dos Alunos Contadores de Histórias

Entre em Contato
[contact-form-7 id=”1630″ title=”Formulário – Blog”]