DevOps

O que é?

DevOps é uma combinação de cultura, metodologia e ferramentas para a construção de software que busca aperfeiçoar a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infraestrutura de TI.

O principal objetivo da cultura DevOps nas empresas é organizar a disponibilização aos usuários de novas versões de software em ciclos rápidos de desenvolvimento, com testes de qualidade, segurança e agilidade.

Outras equipes podem integrar o time para melhorar a qualidade das aplicações. Quando a segurança é a prioridade de todos e a equipe de segurança também está integrada, denomina-se o time de DevSecOps.

Benefícios de ter uma Cultura DevOps

Com a crescente demanda em projetos de TI e desenvolvimento de aplicações, as empresas precisam atualizar suas metodologias para entregar softwares de melhor qualidade, com mais confiabilidade, segurança e agilidade, tanto para entregar uma nova funcionalidade para o seus usuários quanto para modificar e corrigir as existentes.

A cultura DevOps possibilita isso, ao garantir benefícios como:

Confiabilidade

Com uma estrutura de testes bem definida e uma implantação automatizada, há menos chances de falhas nas aplicações e na infraestrutura.

Velocidade

Mais frequência de atualizações e menos tempo entre o desenvolvimento de uma nova versão e a disponibilização para os usuários.

Visibilidade

Monitoramento e registro de logs ajudam a acompanhar o desempenho da aplicação em tempo real.

Colaboração entre equipes

Com a integração das equipes, encurta o caminho de comunicação entre elas e se gerência hardware e software em conjunto.

Escala de Operação

Automação de rotinas e processos provêm constância necessária para gerenciar ambientes complexos com eficiência e baixo risco.

Segurança

Tenha velocidade enquanto mantém a conformidade com certificações, políticas e regulamentações com controles minuciosos e práticas de gestão da configuração.

Ofertas de Serviços

Para apoiar as empresas na sua modernização e implementação da cultura DevOps, existem práticas essenciais que as empresas precisam adotar. A Kendoo Solutions apoia a implementação dessas práticas nas empresas através de ofertas de consultoria:

Integração Contínua

Projeto de implementação de repositório central de código, onde o pacote do software é gerado e testes são executados automaticamente. Com esse processo, as empresas encontram e resolvem falhas mais rápido, melhorando a qualidade do software.

Entrega Contínua

Expansão da prática de Integração Contínua para adicionar a etapa de entrega de novas versões do software em produção de maneira automatizada. Dessa forma, as inovações são disponibilizadas com maior agilidade, com garantia de qualidade e sem indisponibilidade durante a publicação.

Microserviços

Consultoria para construção e modernização de aplicações seguindo abordagem de arquitetura orientada a microserviços, em que cada serviço suporta um objetivo de negócio específico, tornando a aplicação mais resiliente, escalável e flexível.

Converse com nossos especialistas

Preencha o formulário e nossos especialistas entrarão em contato para marcar uma conversa e apoiar as suas iniciativas de DevOps.