Integração Contínua e Entrega Contínua

O que é?

A Integração Contínua e a Entrega Contínua (ou CI e CD, do inglês Continuous Integration e Continuous Deploy) são práticas de desenvolvimento de software, seguindo a cultura DevOps, em que é utilizado um repositório central, onde os desenvolvedores podem alterar os códigos, com o foco em entregas rápidas com alterações pequenas e frequentes na aplicação. É necessário uma rotina de testes definida, onde essas alterações são validadas antes de entrar em produção. A integração contínua se refere ao estágio de criação e/ou integração dentro do processo de lançamento do software e a entrega se refere ao estágio de liberar uma nova versão em um ambiente de produção.

Benefícios de CI/CD

Com a crescente demanda em projetos de TI e desenvolvimento de aplicações, as empresas precisam atualizar suas metodologias para entregar softwares de melhor qualidade, com mais confiabilidade, segurança e agilidade, tanto para entregar uma nova funcionalidade para o seus usuários quanto para modificar e corrigir as existentes.

Processo bem definidos de Integração Contínua e Entrega Contínua possibilitam isso, ao garantir benefícios como:

Confiabilidade

Com uma estrutura de testes bem definida e uma implantação automatizada, há menos chances de falhas nas aplicações e na infraestrutura.

Velocidade

Mais frequência de atualizações e menos tempo entre o desenvolvimento de uma nova versão e a disponibilização para os usuários.

Visibilidade

Monitoramento e registro de logs ajudam a acompanhar o desempenho da aplicação em tempo real.

Implante CI/CD na sua empresa

Preencha o formulário e nossos especialistas entrarão em contato para entender seus desafios e apoiar a implantação de integração contínua e entrega contínua na sua empresa.